Inmet alerta para grandes volumes de chuva na semana: veja a previsão por região
Combinação de uma massa de ar quente e úmida provocará instabilidade em MT, GO, MG e SP
|A segunda semana de novembro – de até dia 18 - será marcada por grandes volumes de chuva, especialmente entre a região central do Brasil e o Amazonas.
De acordo com o modelo numérico COSMO do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), os acumulados podem ultrapassar 100 mm em algumas áreas do Amazonas, Mato Grosso, Goiás, oeste de São Paulo e leste de Minas Gerais, como mostrado na Figura 1, com destaque para as regiões em tons de vermelho e rosa.
Na Região Norte, pancadas de chuva são esperadas ao longo da semana devido a áreas de instabilidade, associadas ao calor e à alta umidade.
O centro-oeste do Amazonas, Rondônia, e o centro-sul do Tocantins e Pará podem registrar acumulados superiores a 50 mm, com alguns locais ultrapassando 100 mm.
Já as demais áreas da região terão chuvas isoladas, com exceção do norte do Pará e parte do Amapá, onde a previsão é de acumulados abaixo de 20 mm.
Nordeste
O leste da região enfrentará um período de tempo quente e seco. No entanto, a nebulosidade deve aumentar, especialmente no sul da Bahia, Piauí e centro-sul do Maranhão, a partir do dia 11, com possibilidade de chuvas que podem ultrapassar 50 mm até o dia 15.