Acordo Mercosul e UE: “todas as partes chegaram a um consenso”, diz chanceler do Uruguai
Presença de Von der Leyen no Uruguai avança acordo, mas França considera proposta como "inaceitável"
|O chanceler do Uruguai, Omar Paganini, afirmou que todos os países do Mercosul concordaram com o texto do acordo de livre comércio com a União Europeia.
Ele fez a declaração durante uma coletiva de imprensa nesta quinta-feira (5). A confirmação oficial do acordo será feita nesta sexta-feira (6), informou Paganini.
"Se destaca que todos os países se pronunciam a favor do acordo que foi recebido pela União Europeia a respeito do texto para o acordo de livre comércio entre o Mercosul e a União Europeia", disse após a Reunião Ordinária do Conselho do Mercado Comum (CMC) em Montevidéu.
"Fizemos um repasse da situação da negociação com os europeus e chegamos a um texto de comum do acordo. Todos os temas abordados ao longo do semestre foram discutidos, tanto na agenda interna do Mercosul quanto na externa", completou o Paganini.
Mais cedo, a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, chegou a Montevidéu nesta quinta-feira (5) pela manhã para participar da cúpula do Mercosul e avançar no aguardado acordo de livre comércio entre o bloco sul-americano e a União Europeia (UE). Sua presença é vista como um sinal claro de que o tratado está próximo de ser concluído.
Em uma publicação nas redes sociais, Von der Leyen reforçou seu otimismo:
"Pousamos na América Latina. A linha de chegada do acordo UE-Mercosul está à vista. Vamos trabalhar, vamos atravessá-la. Temos a oportunidade de criar um mercado de 700 milhões de pessoas."