Abiec alerta para “guerra comercial de sanções” se PL da Reciprocidade Ambiental for aprovado

Projeto prevê a obrigatoriedade de que produtos importados atendam a padrões ambientais equivalentes aos exigidos no Brasil

|
Abiec alerta para “guerra comercial de sanções” se PL da Reciprocidade Ambiental for aprovado
05deDezembrode2024ás09:57

Durante debate na Comissão de Meio Ambiente do Senado, Fernando Sampaio, diretor de sustentabilidade da Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carnes (Abiec), alertou sobre o risco de o Brasil enfrentar uma “guerra comercial de sanções e retaliações” caso o Projeto de Lei 2088/2023, conhecido como PL da Reciprocidade Ambiental, seja aprovado.

O projeto prevê a obrigatoriedade de que produtos importados atendam a padrões ambientais equivalentes aos exigidos no Brasil.

Sampaio enfatizou a importância de tratar a questão sob o conceito de "equivalência" em vez de "reciprocidade". Ele argumentou que a equivalência permitiria uma abordagem mais prática, focada em resultados ambientais similares, sem exigir que outros países adotem leis idênticas às brasileiras.

 “Essa discussão deve ser multilateral, seja em acordos comerciais do Mercosul ou no âmbito da Organização Mundial do Comércio (OMC)”, afirmou em publicação no Estado de São paulo.

Impactos no comércio internacional