Governo institui o programa para impulsionar a produção de arroz da agricultura familiar
Cerca de 10 mil famílias produtoras deverão receber incentivo para aprimorar o cultivo
|O programa Arroz da Gente, uma das iniciativas do Governo Federal para fortalecer a produção de arroz pela agricultura familiar, foi oficialmente instituído pela Portaria Interministerial nº 15, publicada no Diário Oficial da União em 9 de dezembro de 2024.
Desenvolvido com o apoio da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), o programa tem como objetivo revitalizar áreas que já cultivaram arroz, oferecendo crédito com juros reduzidos, fomento, acompanhamento técnico e garantias de comercialização.
Além disso, busca facilitar o acesso a tecnologias adaptadas às necessidades locais, como pequenas máquinas, colheitadeiras e silos secadores de pequeno porte.
Segundo Maria Kazé, coordenadora do Programa na Conab, o Arroz da Gente visa resgatar a importância do arroz na alimentação dos brasileiros, ao mesmo tempo em que valoriza a produção de povos indígenas, comunidades tradicionais e agricultores familiares.
A medida também está alinhada com os objetivos de segurança alimentar e nutricional, fundamentais para combater a fome no Brasil.
Diretrizes do Programa