Lula deixa hospital e critica Selic elevada: “irresponsabilidade é de quem aumenta os juros”

Presidente fará novos exames e terá restrição apenas para viagens longas e atividades físicas

|
Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva após cirurgia no hsopital Sírio-Libanês. (Foto: Paulo Pinto/Agência Brasil)

Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva após cirurgia no hsopital Sírio-Libanês. (Foto: Paulo Pinto/Agência Brasil)

16deDezembrode2024ás08:46

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT)  recebeu alta hospitalar neste domingo (15), após passar cinco dias internado no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo.

Com chapéu na cabeça e acenos ao público, Lula deixou a unidade às 12h22 e seguiu para sua residência no Alto de Pinheiros, onde permanecerá em recuperação até, pelo menos, a próxima quinta-feira (19).

A internação foi motivada por um procedimento preventivo para evitar novo sangramento cerebral, consequência de uma queda sofrida em outubro. Durante a cirurgia realizada na última terça-feira (10), foi feita a drenagem de um hematoma e a embolização da artéria meníngea média, com o objetivo de minimizar riscos futuros.

Críticas à Selic e defesa da responsabilidade fiscal

Em entrevista ao programa Fantástico, da TV Globo, Lula fez duras críticas à taxa Selic, atualmente em 12,25%, apontando-a como o principal entrave para o crescimento econômico do país.

“Vou repetir: ninguém neste país, do mercado, tem mais responsabilidade fiscal do que eu. O que está errado é a taxa de juros estar acima de 12% — isso é o que não tem explicação”, destacou o presidente, afirmando que a inflação está controlada e que o elevado custo do crédito prejudica empresas, consumidores e investimentos.