Agricultores vão até Paris em protesto contra governo francês e acordo Mercosul-UE
Eles exigem medidas concretas para proteger pequenos produtores e equilibrar as relações comerciais
|Na Espanha, milhares de agricultores e pecuaristas tomaram as ruas de Madri no final do ano passado para manifestar descontentamento
Após 25 anos de negociações, o Mercosul e a União Europeia formalizaram, em dezembro de 2024, o maior acordo comercial bilateral do mundo. No entanto, a medida enfrenta forte oposição em diversos países europeus.
Na Espanha, milhares de agricultores e pecuaristas tomaram as ruas de Madri no final do ano passado para manifestar descontentamento. Agora, o movimento de insatisfação chega novamente à França, liderado por produtores rurais.
Desde domingo, agricultores filiados à Coordenação Rural (CR), o segundo maior sindicato agrícola da França, estão a caminho de Paris.
A manifestação visa pressionar o governo e expor as preocupações do setor agropecuário em relação ao acordo com o Mercosul e às regulamentações que, segundo eles, prejudicam pequenos produtores e limitam seus lucros.
Tensão no caminho para Paris
O trajeto rumo à capital francesa tem sido marcado por tensão, com a polícia tentando impedir a chegada dos manifestantes.