De operador de máquinas a fruticultor: produtor aposta em bananas e colhe sucesso no MT
Agricultor transforma cultivo em renda sustentável para a família
|Produtor obteve as licenças necessárias para o uso sustentável da água do rio, equilibrando produtividade e respeito ao meio ambiente. (Foto -Senar)
A paixão pela fruticultura transformou a vida de Sidinei Pessoa Magalhães, de 45 anos, que trocou o trabalho como operador de máquinas pesadas por uma atividade que uniu propósito e renda.
Há uma década, ele escolheu Tangará da Serra, no Mato Grosso, como cenário para sua empreitada na produção de bananas, que hoje é a principal fonte de sustento de sua família.
“Decidi apostar na agricultura, começando com um pequeno plantio de banana-maçã, e me apaixonei. Os primeiros resultados foram bons, mas percebi que havia potencial para melhorar”, relata Sidinei.
Motivado a aprimorar a produtividade, o produtor buscou apoio na Assistência Técnica e Gerencial do Senar-MT após participar de um dia de campo na região.
Lá, conheceu Eduardo Carneiro Teixeira, técnico especializado em cultivo de bananas, que o orientou na adoção de novas práticas de gestão e cultivo.
“Quando começamos, a área era basicamente pastagem, com vestígios de um antigo bananal de banana-maçã. Nosso foco inicial foi o preparo do solo”, explica Eduardo.