Calor e aumento de umidade provocam temporais no Rio Grande do Sul
Inmet emite alerta de perigo para Matopiba, Centro-Oeste e Sudeste
|A combinação de temperaturas elevadas e aumento da umidade deve intensificar as condições para temporais nos próximos dias no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina.
O cenário inclui pancadas isoladas de chuva, trovoadas, rajadas de vento e possibilidade de granizo. Além disso, a sensação de abafamento será significativa devido à alta umidade.
No Rio Grande do Sul, uma área de baixa pressão nos níveis médios da atmosfera deixa o clima instável na quinta-feira (16). São esperadas chuvas localmente fortes e rajadas de vento acima de 60 km/h.
As temperaturas nas áreas mais quentes do Estado devem variar entre 34°C e 38°C até sábado (18), com máximas de 33°C a 36°C em Porto Alegre. A região Noroeste pode registrar termômetros próximos aos 40°C no sábado, considerado o dia mais quente.
No litoral gaúcho, o vento nordeste deve ganhar força, com rajadas de até 60 km/h entre quarta e quinta-feira. Essa condição ajuda a conter o calor, trazendo sensação térmica mais agradável para a região.
Ver esta publicação no Instagram
A previsão aponta que somente no domingo (19), com a chegada de uma frente fria, haverá alívio nas temperaturas em todo o Estado.