Emater prevê crescimento “acima do normal” na safra de uva da Serra Gaúcha

Estimativa é de uma produção de 860 mil toneladas

|
Desempenho positivo foi impulsionado por condições climáticas favoráveis entre setembro e dezembro  (Fotos: Jürgen Mayrhofer/Secom)

Desempenho positivo foi impulsionado por condições climáticas favoráveis entre setembro e dezembro (Fotos: Jürgen Mayrhofer/Secom)

23deJaneirode2025ás11:51

A safra de uva 2024/25 na Serra Gaúcha promete resultados acima do esperado, com projeção de 860 mil toneladas, segundo levantamento da Emater/RS-Ascar.

volume representa um aumento de 55% em relação à safra 2023/24 e supera em 5% a estimativa de uma safra considerada “normal”.

O estudo abrange 55 municípios, incluindo 49 da região de Caxias do Sul e outros seis das áreas administrativas de Lajeado e Passo Fundo. O cálculo leva em conta a produção destinada à indústria (745 mil toneladas), ao consumo in natura (100 mil toneladas) e ao uso doméstico (15 mil toneladas).

A colheita da variedade Bordô, a mais cultivada na região, foi antecipada em 20 dias, com previsão de encerramento da Vindima no final de fevereiro.

Segundo a Emater, as cultivares superprecoces e precoces apresentaram excelente sanidade, coloração e teor de açúcar. Mantidas as atuais condições climáticas, as variedades de ciclo médio e tardias, como Cabernet Sauvignon, Moscatos e Isabella, deverão atingir o mesmo padrão de qualidade.