Previsão do tempo: chuvas intensas e calor extremo marcam a terça-feira no Brasil
Temperaturas extremamente altas afetam diversas áreas do Rio Grande do Sul
|![Há previsão de chuvas para Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Mato Grosso do Sul, Goiás, Mato Grosso, Rondônia, além do interior do Nordeste](https://news.agrofystatic.com/chuva-brasil_0.jpeg?d=620x375)
Há previsão de chuvas para Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Mato Grosso do Sul, Goiás, Mato Grosso, Rondônia, além do interior do Nordeste
A terça-feira será de extremos climáticos no Brasil. Enquanto o Rio Grande do Sul enfrenta temperaturas opressivas, chuvas intensas continuam em diversas regiões do país.
De acordo com o alerta agroclimático da Rural Clima, corredores de umidade seguem ativos sobre o centro-norte e centro-sul do Brasil, favorecendo volumes expressivos de chuva ao longo da semana.
O agrometeorologista Marco Antonio dos Santos destaca que até quarta-feira (7), há previsão de chuvas para Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Mato Grosso do Sul, Goiás, Mato Grosso, Rondônia, além das regiões norte e noroeste do país e o interior do Nordeste.
Na quarta-feira (5), uma nova frente fria se forma na Argentina e avança em direção ao Rio Grande do Sul, onde deve provocar chuvas irregulares entre quinta (6) e sexta-feira (7). O fenômeno também influenciará o clima na Argentina e no Paraguai.
Para o próximo fim de semana, bons volumes de chuva são esperados em Santa Catarina, Paraná e áreas do centro-norte do Brasil. No entanto, regiões como o norte de Minas Gerais, sul da Bahia e parte do Piauí devem ter precipitações mais limitadas.
Na próxima semana, a tendência é de continuidade das chuvas sobre Mato Grosso, Goiás, Tocantins, Rondônia e Amazonas. Segundo Santos, fevereiro será marcado por altos acumulados na faixa central do Brasil, diferentemente do ano passado, quando o período foi mais seco.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alertas para todas as regiões do país nesta terça-feira, com destaque para Pará, Tocantins, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, São Paulo e Paraná. Nessas áreas, os volumes podem chegar a 100 mm, com possibilidade de tempestades.
Minas Gerais: chuva forte no sul e triângulo mineiro