Porto de Paranaguá aposta em nova estrutura de mais de R$ 600 milhões para modernizar descarga de grãos

Obra já atingiu 30% de execução e deve ser concluída até o final de 2025

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Investimentos, obras e muita tecnologia marcam os 90 anos do Porto de Paranaguá. (Claudio Neves)

Investimentos, obras e muita tecnologia marcam os 90 anos do Porto de Paranaguá. (Claudio Neves)

14deMarçode2025ás15:30

O Porto de Paranaguá, que completa 90 anos de operação, segue como referência em produtividade, eficiência e inovação logística. Um dos principais investimentos para manter essa posição é a construção do Moegão, uma megaestrutura que promete revolucionar a descarga de grãos.

Com um aporte superior a R$ 600 milhões, a obra já atingiu 30% de execução e deve ser concluída até o final de 2025. O projeto vai aumentar a produtividade portuária e reduzir o número de cruzamentos ferroviários na cidade, passando de 16 para cinco.

Além disso, permitirá uma maior integração entre os operadores portuários e o cais.

"Estamos revolucionando a maneira de receber cargas de grãos pela ferrovia", afirmou Victor Kengo, diretor de Engenharia e Manutenção da Portos do Paraná. Atualmente, 353 trabalhadores atuam na obra.

Como funcionará o novo sistema?

O novo acesso ferroviário do Porto de Paranaguá será adaptado para receber cargas diretamente nos funis subterrâneos.

A partir daí, os grãos serão transportados por correias até os elevadores de canecas, que os levarão para as linhas de correias transportadoras aéreas interligadas aos terminais portuários.

Com essa modernização, a capacidade de movimentação ferroviária será ampliada em 60%, saltando de 550 para 900 vagões por dia.