Outono de 2025 começa sem influência de El Niño ou La Niña
Fim de semana pelo Brasil será com muita chuva com a chegada de frente fria
|
O outono de 2025 terá início no próximo dia 20 de março e, segundo as previsões meteorológicas, a estação começará sem a influência direta dos fenômenos El Niño ou La Niña.
O Serviço Nacional de Meteorologia dos Estados Unidos (NWS) divulgou sua atualização mensal sobre as condições do Oceano Pacífico. De acordo com o órgão, o Pacífico ainda apresenta traços de La Niña, mas a tendência é que a neutralidade seja alcançada em até 30 dias.
Já a MetSul Meteorologia avalia que as condições já são neutras, sem predominância de El Niño ou La Niña. Apesar disso, o mapa de anomalia da temperatura da superfície do mar mostra uma faixa de águas mais quentes do que a média, o que poderia indicar a formação de um El Niño costeiro nas regiões do Peru e Equador.
No entanto, a última atualização semanal apontou que a anomalia da temperatura do Pacífico Equatorial Centro-Leste estava em 0,0ºC, caracterizando neutralidade absoluta.
Alta probabilidade de neutralidade no outono
As projeções meteorológicas indicam que há uma probabilidade muito alta, entre 70% e 80%, de que o outono no Hemisfério Sul transcorra sob condições neutras no Oceano Pacífico Equatorial.
Para o inverno de 2025, as previsões do NWS/NOAA apontam uma probabilidade de 55% a 70% de que o Pacífico permaneça neutro, sem influência de El Niño ou La Niña.