Último dia do verão será marcado por temporais e rajadas de vento
No Sul do Brasil, o tempo será influenciado por um ciclone extratropical no Atlântico Sul
|
O verão astronômico se despede nesta quarta-feira (19), já que o outono tem início oficialmente às 6h01 da quinta-feira (20) com o equinócio. O último dia da estação será de chuvas intensas e tempo instável em várias regiões do país, especialmente no Centro-Sul.
No Sul do Brasil, o tempo será influenciado por um ciclone extratropical no Atlântico Sul, que, embora distante do continente, impulsiona uma massa de ar seco, garantindo tempo firme na maior parte da região.
O sol predominará no Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná, mas pode haver chuva isolada no Norte e Leste do Paraná e em pontos do Leste catarinense.
As temperaturas no Sul ficarão entre 27°C e 30°C na maioria das cidades, mas podem ultrapassar 33°C no Oeste do Rio Grande do Sul, de Santa Catarina e do Paraná.
Já no Sudeste, o último dia do verão será marcado por tempo instável e risco de temporais, especialmente entre a tarde e a noite, quando a instabilidade se intensifica.
Há previsão de chuvas fortes e tempestades com raios, ventos fortes e queda de granizo em várias regiões de São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo e Minas Gerais, com destaque para o Vale do Paraíba, Sul de Minas e áreas do Rio de Janeiro.