Chuva intensa atinge o Brasil de Norte a Sul com risco de ventos e granizo
Modelos apontam acumulados elevados em pontos do Norte, Nordeste e Sudeste nos próximos dias
|
A última semana de março começa com instabilidades climáticas em todas as regiões do país. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta amarelo de “perigo potencial” válido até esta terça-feira (25), indicando risco de chuvas intensas e ventos fortes.
De acordo com o Inmet, a faixa que vai do Amapá ao Acre, incluindo Rondônia, Tocantins, Maranhão, Piauí, Bahia, além de áreas do Sudeste e Centro-Oeste, está sob atenção para precipitações de até 50 milímetros em 24 horas, acompanhadas por ventos que podem atingir 60 km/h.
No Sul, as atenções se voltam para o Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e Mato Grosso do Sul, onde foi emitido um aviso de tempestade com previsão de queda de granizo, ventos de até 60 km/h e acumulados também próximos de 50 mm.
Os alertas valem até a manhã desta terça-feira (25).
Terça-feira chuvosa em São Paulo
Em São Paulo, esta terça-feira (25) será marcada por sol entre muitas nuvens em todo o estado, com sensação de tempo abafado. Ao longo do dia, há previsão de pancadas de chuva, pontualmente fortes, com raios e rajadas de vento.
O fenômeno é favorecido pelo calor, pela umidade vinda da Amazônia e pela influência do oceano.