Avanço para frango e aceno a bovinos e suínos: quais os resultados da viagem de Lula e Fávaro ao Japão?
País é um dos maiores importadores globais de carnes
|
A visita do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e do ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, ao Japão apresentou seus primeiros resultados para o setor de proteínas animais brasileiro.
Com expectativas positivas em relação à ampliação do mercado japonês para carnes brasileiras, por ora, o Japão teria confirmado a municipalização da produção para o setor de aves e acenado com as esperadas visitas técnicas sobre suínos e bovinos.
Com a regionalização do Certificado Sanitário Internacional (CSI) para influenza aviária, possíveis restrições nas exportações de carnes de frango e ovos serão limitadas exclusivamente às áreas onde forem detectados focos da doença, não mais abrangendo estados inteiros.
Esse acordo é resultado de episódios recentes ocorridos em 2023, quando foram identificados casos de gripe aviária em aves domésticas e comerciais nos estados de Santa Catarina e Espírito Santo.
Na época, as exportações brasileiras desses estados foram temporariamente embargadas pelo Japão.
Segundo o ministro Carlos Fávaro, a nova regra traz mais segurança e previsibilidade para o setor avícola brasileiro.
"Essa medida garante maior segurança e previsibilidade nas exportações de carne de frango brasileira para o Japão, beneficiando produtores e fortalecendo a relação comercial entre os dois países", destacou Fávaro em comunicado oficial.