Visita de Lula ao Japão gera grande expectativa para setor de carne bovina

Presidente também viaja ao Vietnã para estreitar relações com país asiático

|
Brasil busca obter um compromisso do Japão para o envio de uma missão técnica que inspecione as condições sanitárias da produção brasileira de carne bovina; (Foto - Ricardo Stuckert)

Brasil busca obter um compromisso do Japão para o envio de uma missão técnica que inspecione as condições sanitárias da produção brasileira de carne bovina; (Foto - Ricardo Stuckert)

24deMarçode2025ás09:39

A viagem do presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao Japão, iniciada no sábado (23) com chegada a Tóquio por volta das 22h (horário local) do domingo (24), gera grande expectativa para o setor de carne bovina brasileiro. 

Esta é a quinta visita de Lula ao país asiático, e um dos principais objetivos da agenda é destravar o acesso do produto ao mercado japonêsum pleito histórico do Brasil que se arrasta desde 2005.

Além disso, Lula deve retomar as negociações para um acordo comercial entre o Japão e o Mercosul, com o apoio dos parceiros do bloco sul-americano.

Missão diplomática e técnica

O ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, integra a comitiva e levará as principais pautas do Ministério: ampliação do acesso a mercados internacionais, atração de investimentos para o setor agropecuário e fortalecimento da cooperação bilateral. 

Também está na agenda o Programa Nacional de Conversão de Pastagens Degradadas (PNCPD), objeto de um memorando de cooperação assinado por Brasil e Japão em maio de 2024.

Durante a visita, que acontece entre os dias 24 e 27 de março, estão previstos encontros com autoridades governamentais e empresariais para reforçar a parceria estratégica, ampliar as trocas comerciais e promover novos investimentos no agro brasileiro.

Em agosto, a Parceria Estratégica e Global entre os dois países completa dez anos. 

 
 
Ver esta publicação no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação partilhada por Carlos Fávaro (@carloshbfavaro)

Segundo o Itamaraty, um dos principais objetivos da missão é obter um compromisso político do Japão para o envio de uma missão técnica que inspecione as condições sanitárias da produção brasileira de carne bovina — etapa crucial para viabilizar a habilitação ao mercado japonês. 

Histórico de negociações e potencial econômico

O Japão importa cerca de 70% da carne bovina que consome, movimentando aproximadamente US$ 4 bilhões por ano. Desse total, 80% vêm dos Estados Unidos e da Austrália — parceiros históricos do país.

Já o Brasil, maior exportador mundial da proteína, atende mais de 160 países, mas ainda não conseguiu romper as barreiras sanitárias impostas pelo Japão.