Castrolanda busca suinocultores para abastecer unidade com até 50 mil leitões
Acordo prevê com o Sicoob prevê financiamentos de novas instalações
|
A Castrolanda está ampliando a sua atuação na suinocultura após pouco mais de um ano de um acordo entre a Aurora Coop e a Unium.
A aliança adquiriu a unidade industrial de carnes de Castro - Alegra, cuja operação era realizada em conjuntos pelas cooperativas Frísia, Castrolanda e Capal.
A cooperativa busca produtores interessados em expandir suas atividades a fim de ocupar áreas para 50 mil leitões em fase de terminação, com previsão de conclusão até setembro de 2026.
Estruturação
Hoje a Castrolanda conta com seis Unidades de Produção de Leitões (UPL’s), totalizando 19 mil matrizes além dos 86 cooperados que realizam a engorda dos animais pelo período de 120 dias e, na sequência, são encaminhados para o abate no Sistema Aurora.
De acordo com Euler Kiefer, coordenador de produção Suinocultura, a maior parte dos cooperados atua na engorda/terminação e o objetivo é chegar 186 mil lugares de engorda ainda neste ano em 91 propriedades.
“Até ano passado nós tínhamos 100.000 lugares de engorda e no final desse ano chegaremos a 190.000 lugares, praticamente dobramos o número de granjas nesse período. A Aurora possui 13 cooperativas filiadas totalizando aproximadamente 330 mil matrizes e cerca de quase 3 milhões de lugares. Podemos afirmar que com a presença da Aurora a suinocultura é uma atividade solida na região”, explica Kiefer.