Nova rota marítima fará fruta brasileira chegar à China um mês antes
Conexão direta com portos do Amapá e Bahia deve reduzir tempo de transporte e cortar custos logísticos
|
A nova rota marítima direta entre o Porto de Gaolan, em Zhuhai, no sul da China, e os portos brasileiros de Santana (AP) e Salvador (BA) promete revolucionar a exportação de frutas frescas do Brasil.
A conexão deve reduzir em até 30 dias o tempo de transporte e diminuir em mais de 30% os custos logísticos, segundo a Associação Brasileira dos Produtores e Exportadores de Frutas e Derivados (Abrafrutas).
A nova logística chega em um momento estratégico para o setor. Durante a visita oficial do presidente chinês Xi Jinping ao Brasil, no fim de 2024, foi anunciada a abertura oficial do mercado chinês para a uva brasileira — um marco para a fruticultura nacional, fruto de anos de negociação técnica e diplomática.
“Essa rota era tudo o que os produtores de uva e melão precisavam para começar a exportar com força para a China. Estamos muito entusiasmados com essa nova etapa que vai transformar a presença da fruticultura brasileira no mercado asiático”, afirmou o presidente da Abrafrutas, Guilherme Coelho.
Com a nova conexão, frutas como uva e melão terão mais competitividade no mercado chinês, que exige logística ágil e controle de qualidade rigoroso.