PIB da cadeia da soja e do biodiesel cai 5% em 2024 pressionado pela quebra da safra

Agroindústria e crescimento do biodiesel ajudam a conter perdas, diz Cepea/Abiove

|
PIB da cadeia da soja e do biodiesel cai 5% em 2024 pressionado pela quebra da safra
24deAbrilde2025ás13:53

O Produto Interno Bruto (PIB) da cadeia produtiva da soja e do biodiesel recuou 5,03% em 2024 na comparação com o ano anterior, segundo estudo do Cepea (Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada), da Esalq/USP, em parceria com a Abiove (Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais). 

A retração é atribuída à quebra da safra de soja e seus impactos negativos sobre os agrosserviços, que puxaram o desempenho geral do setor para baixo.

O recuo, no entanto, ocorre após o expressivo avanço de 23% registrado em 2023. Mesmo com a desaceleração, o setor fechou o ano com o segundo maior volume agregado de sua história, sustentado pelos bons resultados nas etapas fora da porteira, como agroindústria e insumos.

A indústria de biodiesel teve destaque em 2024, com crescimento de 20,45%.

No acumulado do ano, a indústria de insumos avançou 3,98%, enquanto a agroindústria da soja cresceu 2,81%. Esses desempenhos ajudaram a conter uma queda ainda maior no PIB da cadeia.

No último trimestre do ano, houve melhora significativa na renda real da cadeia, impulsionada pela valorização do grão, do óleo de soja e do biodiesel.

biodiesel_soja