Frente fria avança com força e traz neve, geada e queda de temperaturas no Brasil
Massa de ar polar deve atingir o Sul, Sudeste, Centro-Oeste e parte da Amazônia
|
Uma nova frente fria avança pelo Brasil a partir desta terça-feira (27) e promete provocar queda acentuada nas temperaturas, segundo dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
O fenômeno começa pelo Rio Grande do Sul e se estende, nos próximos dias, a diversas regiões, incluindo o Centro-Oeste, Sudeste e até parte da Região Norte.
De acordo com o Inmet, o encontro de massas de ar quente e frio pode gerar tempo severo inicialmente no Sul e em áreas do Mato Grosso do Sul e Mato Grosso. “Além da chuva, haverá queda brusca das temperaturas sobre essas áreas”, destaca o boletim.
Uma intensa massa de ar frio, impulsionada por um anticiclone, deve avançar para latitudes mais baixas, alcançando estados como Rondônia, Acre e Amazonas. O Inmet classifica o episódio como “a friagem mais intensa do ano na Amazônia”.
As previsões apontam possibilidade de temperaturas negativas, além da ocorrência pontual de neve nas serras gaúcha e catarinense entre quarta-feira (28) e quinta-feira (29). A combinação de ar frio intenso e umidade eleva o potencial para o fenômeno.
Frio extremo e neve no Sul
Até sexta-feira (30), os três estados do Sul estarão sob alerta devido à combinação entre a frente fria e uma massa polar. A chuva intensa começa já nesta segunda-feira (26) no Rio Grande do Sul, com chance de granizo em algumas regiões.