Syngenta muda estratégia, transfere controle de lojas e recua do varejo no Sul do Brasil

Multinacional aposta em modelo mais enxuto para manter presença no mercado

|
Syngenta muda estratégia, transfere controle de lojas e recua do varejo no Sul do Brasil
03deJunhode2025ás11:54

Em meio a um cenário econômico desafiador e à crise no setor de insumos, a Syngenta decidiu mudar sua estratégia de atuação no varejo brasileiro.

A multinacional optou por reduzir sua rede própria de lojas e suspendeu novas aquisições de revendas, priorizando acordos comerciais com parceiros locais para manter sua presença em regiões estratégicas.

A medida foi revelada em entrevista de André Savino, presidente da Syngenta Proteção de Cultivos no Brasil, ao jornal Valor Econômico. 

Segundo ele, a decisão busca enxugar a estrutura operacional, concentrar investimentos em áreas-chave e manter o acesso ao mercado mesmo diante da alta concorrência.

A empresa continuará sendo proprietária das lojas, mas a gestão de parte das unidades passou a ser feita por terceiros — movimento classificado como uma “defesa estratégica”.

Segundo Savino para a reportagem, o objetivo da empresa não é gerar valor com a venda das lojas, mas assegurar que as tecnologias da Syngenta continuem chegando aos produtores, inclusive em regiões sem distribuição direta, por meio da plataforma Synap, em parceria com grupos como a Olfar.