Reforma Tributária ameaça produtor e eleva risco jurídico no agro, alertam especialistas no Conecta Agro

Especialistas veem retrocessos, aumento de impostos e riscos jurídicos

|
Reforma Tributária ameaça produtor e eleva risco jurídico no agro, alertam especialistas no Conecta Agro
03deJulhode2025ás14:08

A tão prometida simplificação da reforma tributária pode sair cara para o agronegócio. Durante o painel “Reforma Tributária: avanço ou retrocesso para o agronegócio?”, realizado no Congresso Conecta Agro (CCAgro), em Campinas (SP), especialistas apontaram riscos jurídicos, aumento da carga tributária e retrocessos econômicos para o setor produtivo.

O encontro, que integrou a programação do TOP FARMERS, teve a participação do jurista Ives Gandra, do comentarista político Augusto Nunes, do doutor em Direito Tributário Leonardo Loubet (SRB) e do advogado tributarista Eduardo Berbigier, com mediação da jornalista Joice Mafezzolli. 

Ives Gandra foi categórico: a reforma pode comprometer a segurança jurídica e travar o desenvolvimento.

 “Autonomia financeira é necessária! Eu e meus colegas professores de direito de vários estados concordamos que as mudanças da reforma tributária que estão sendo propostas podem ser danosas e causar diversos problemas. Precisamos discutir e analisar juridicamente todo o processo de reforma. Gostaria de ser otimista, mas não vejo um cenário positivo e não vejo como o sistema vai mostrar a simplificação desta carga tributária”, afirmou.