Agricultura enfrenta impactos mistos com massa de ar polar que atinge o país
Sudeste, Centro-Oeste e Matopiba seguem com tempo seco, enquanto frio no Centro-Sul afeta colheitas
|
As condições climáticas desta semana seguem favorecendo diversas culturas agrícolas no Brasil, especialmente no Centro-Sul, segundo alerta agroclimático da Rural Clima.
A presença de uma massa de ar polar tem mantido as temperaturas mais baixas, o que, de acordo com o agrometeorologista Marco Antonio dos Santos, traz efeitos positivos para algumas lavouras, mas também impõe desafios para a colheita em determinadas regiões.
“No caso do algodão, essas temperaturas mais baixas têm ajudado na abertura dos capulhos e até mesmo na maturação”, explicou.
Já para o milho, a combinação entre frio e umidade tem dificultado o andamento da colheita. “A secagem do grão naturalmente no campo tem dificultado o rápido avanço da colheita em muitas localidades do Centro-Sul do Brasil”, avaliou Santos.
Café e cana com clima ideal
Culturas como o café e a cana-de-açúcar têm se beneficiado diretamente do cenário atual. “A condição está extremamente favorável, muito boa até para a secagem do café”, afirmou o especialista. A previsão indica que a massa de ar polar deve persistir até o fim da semana. A partir daí, uma nova frente fria poderá avançar sobre o Centro-Sul, provocando chuvas irregulares no Sul, em São Paulo, Rio de Janeiro e no sul de Minas Gerais.
Tempo seco domina o Matopiba e interior do Nordeste
Enquanto isso, o interior do Nordeste, grande parte do Centro-Oeste e o Matopiba devem continuar sob tempo seco.
“Chove também em toda a faixa litorânea do Nordeste, o que é normal para essa época do ano”, comentou Santos. No extremo norte da Região Norte, há previsão de pancadas, especialmente no litoral.
Nova frente fria mais intensa na próxima semana