Lula diz que Trump não quer diálogo: "se trucar, vai levar um seis"

Já Alckmin se reúne com setor produtivo e autoridades dos EUA; senadores embarcam para reabrir diálogo com o Congresso americano

|
(Foto -  Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasi)

(Foto - Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasi)

25deJulhode2025ás09:53

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva ironizou, nesta quinta-feira (24), a postura do presidente norte-americano Donald Trump diante das tarifas de 50% sobre produtos brasileiros, previstas para entrar em vigor em 1º de agosto.

Ao participar de um evento no Vale do Jequitinhonha (MG), Lula afirmou que os Estados Unidos não demonstraram disposição para o diálogo e usou o jogo de truco como metáfora para reforçar a posição do Brasil: “Se ele estiver trucando, ele vai tomar um seis”.

A fala ocorre em um momento de tensão comercial entre os dois países e marca o tom mais direto do governo brasileiro contra as medidas protecionistas anunciadas por Trump.

Enquanto Lula critica a ausência de diálogo, o vice-presidente Geraldo Alckmin e um grupo de senadores se mobilizam em diferentes frentes para tentar reabrir os canais de negociação com o governo e o Congresso dos EUA.

Durante o I Encontro Regional de Educação Escolar Quilombola do Sudeste, Lula criticou a falta de resposta dos EUA aos pedidos formais de negociação enviados pelo Brasil em maio.

“Ele não quer conversar. Se ele quisesse, pegava o telefone e me ligava”, disse o presidente, citando diversos líderes com quem já dialogou, como Xi Jinping, Joe Biden, presidentes da América Latina e da Ásia. 

Lula ressaltou que o Brasil está acostumado a negociar e já havia realizado diversas reuniões com autoridades norte-americanas antes da decisão unilateral. “Nós íamos negociando, já tínhamos feito dez reuniões com os Estados Unidos. Dia 16 de maio mandamos uma carta para eles. Não responderam. O que responderam foi o site”, ironizou.