Tarifaço: Governo cria regra para compras públicas; veja os alimentos incluídos
Medida garante mercado interno a produtos atingidos pela tarifa norte-americana
|
Açaí, manga, mel, uvas, pescado e castanhas estão entre os produtos que poderão ser adquiridos pelo poder público após a publicação da Portaria Interministerial nº 12/2025, divulgada nesta sexta-feira (22) pelos ministérios da Agricultura e Pecuária (Mapa) e do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA).
A medida cria procedimentos emergenciais para compras públicas e atende exclusivamente produtores e exportadores brasileiros prejudicados pelas tarifas adicionais impostas pelos Estados Unidos.
Segundo o ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, a portaria garante um novo canal de comercialização interna para a produção impactada pelas barreiras comerciais.
“A portaria estabelece as regras para as aquisições de produtos da agricultura e da agricultura familiar afetados pelos impostos do governo dos Estados Unidos. São vários produtos que agora podem ser comercializados com o Governo Federal, estados e municípios, minimizando os impactos do tarifaço. Também estamos atentos caso outros produtos necessitem entrar nesta lista. O governo do presidente Lula está atento, garantindo os empregos, o crescimento econômico e buscando novos mercados para direcionar os produtos brasileiros”, afirmou.