Taxa média de juros fica em 31,4% ao ano em julho

Banco Central aponta estabilidade em julho, mas juros seguem pressionados pela Selic a 15% ao ano

|
Taxa média de juros fica em 31,4% ao ano em julho
27deAgostode2025ás14:14

As taxas médias de juros permaneceram praticamente estáveis em julho. Segundo as Estatísticas Monetárias e de Crédito divulgadas pelo Banco Central (BC), a média geral, que inclui crédito livre e direcionado para famílias e empresas, ficou em 31,4% ao ano, uma variação negativa de 0,2 ponto percentual (p.p.) em relação a junho.

Em 12 meses, no entanto, houve alta de 3,6 p.p.

A manutenção do patamar elevado acompanha o ciclo da taxa básica da economia. A Selic está em 15% ao ano, definida pelo Comitê de Política Monetária (Copom) do BC, e deve seguir nesse nível até o fim de 2025. O próximo encontro do Copom ocorre em setembro.

De acordo com o BC, o juro elevado é uma estratégia para esfriar a demanda e conter a inflação. Taxas mais altas encarecem o crédito, estimulam a poupança e reduzem o consumo, ajudando a controlar os preços. 

O spread bancário, que mede a diferença entre o custo de captação dos bancos e as taxas cobradas dos clientes, também mostrou estabilidade. Em julho, ficou em 20,3 p.p., com recuo de 0,2 p.p. no mês e avanço de 1,7 p.p. em 12 meses.

Crédito livre 

Nas novas contratações de crédito para famílias, a taxa média dos juros livres foi de 57,7% ao ano. Houve queda de 0,7 p.p. no mês, mas alta de 5,5 p.p. em 12 meses.

REGISTRE-SE NA NEWSLETTER DO AGROFY NEWS