Dia do Cliente: quem são e o que compram os principais clientes do agro do Brasil
China mantém liderança com soja e carne bovina; União Europeia valoriza café; EUA ampliam compras de suco e proteína mesmo com tarifaço
|
Nesta segunda-feira, 15 de setembro, é celebrado o Dia do Cliente.
Para o agronegócio brasileiro, a data reforça um ponto central: o país é um dos maiores exportadores globais de alimentos, fibras e bioenergia e mantém uma ampla rede de compradores espalhados pelo mundo.
Entre janeiro e agosto de 2025, as exportações do setor somaram US$ 111,69 bilhões, praticamente estáveis frente ao mesmo período de 2024.
Mesmo sob pressão de barreiras tarifárias, como o tarifaço dos Estados Unidos, o agro conseguiu diversificar mercados e sustentar sua posição de destaque global.
>> SIGA O CANAL DO AGROFY NEWS NO WHATSAPP
China: soja dominante e carne bovina em alta
A China segue como o maior cliente do agro brasileiro, responsável por 34,3% das vendas externas no acumulado do ano.
Entre janeiro e agosto, o país comprou US$ 38,38 bilhões, puxados pela soja em grãos, que sozinha representou 68,1% do total (US$ 26,15 bi; -1,8% em valor, mas +7,8% em volume).
A carne bovina in natura foi o grande destaque, com avanço de 41,4% (US$ 4,97 bi). Também cresceram as compras de celulose (US$ 3,21 bi; +17,5%) e de açúcar bruto (US$ 1,22 bi; +32,4%).
Em agosto, as exportações para a China somaram US$ 5,12 bilhões, alta de 32,9% sobre o mesmo mês de 2024.