Conab projeta safra recorde de grãos e produção histórica de carnes em 2025/26
Soja pode chegar a 177,7 milhões de toneladas, milho a 138,3 milhões e proteínas de frango e suínos atingem volumes inéditos
|
Avanço da soja é puxado pelo aumento de área e pela recuperação de produtividade no Rio Grande do Sul.
A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) divulgou nesta quinta-feira (18) a 13ª edição do Perspectivas para a Agropecuária 2025/26, em parceria com o Banco do Brasil.
O estudo aponta que o Brasil deve colher 353,8 milhões de toneladas de grãos, um novo recorde, e prevê que a produção de carnes (bovina, suína e de frango) chegue a 32,3 milhões de toneladas em 2026, consolidando o país como potência global em alimentos.
>> SIGA O CANAL DO AGROFY NEWS NO WHATSAPP
Grãos: área maior, produtividade menor
Em meio aos desafios climáticos e econômicos que acompanham cada safra, as primeiras projeções da Conab para 2025/26 apontam para uma colheita de 353,8 milhões de toneladas de grãos, o que representa um leve aumento de 1% em relação às 350,2 milhões de toneladas estimadas para 2024/25. Se confirmado, será um novo recorde para o setor.
O resultado é influenciado principalmente pela expansão da área cultivada, que deve subir de 81,74 para 84,24 milhões de hectares, enquanto a produtividade média nacional deve recuar 2%, ficando em 4.199 kg/ha.
O presidente da Conab, Edegar Pretto, avaliou que os números refletem a confiança do setor:
“Há investimentos disponíveis, com volume recorde de recursos e condições diferenciadas de crédito, como juros reais negativos para a produção de alimentos, a partir do Plano Safra. Além disso, a expertise dos produtores e a crescente utilização de tecnologia reafirmam a posição do país como um dos principais fornecedores globais de alimentos, fibras e bioenergia.”