MBRF e fundo da Arábia Saudita criam Sadia Halal, potência de US$ 2 bi no mercado global

Joint venture bilionária amplia presença da MBRF no Oriente Médio e consolida a Sadia Halal como nova líder mundial no mercado de proteínas Halal.

|
MBRF e fundo da Arábia Saudita criam Sadia Halal, potência de US$ 2 bi no mercado global
27deOutubrode2025ás11:11

A MBRF e a Halal Products Development Company (HPDC), subsidiária integral do Public Investment Fund (PIF), fundo soberano da Arábia Saudita, anunciaram, nesta segunda-feira (27) a expansão de sua joint venture, dando origem à Sadia Halal, nova potência multiproteína do mercado halal global. 

O negócio, avaliado em US$ 2,07 bilhões, inclui as fábricas e centros de distribuição da MBRF na Arábia Saudita e nos Emirados Árabes Unidos, as empresas de distribuição no Catar, Kuwait e Omã, além do negócio de exportações diretas de aves, bovinos e produtos processados para clientes na região MENA. 

Os ativos foram avaliados em US$ 2,07 bilhões, com faturamento líquido de US$ 2,1 bilhões nos últimos 12 meses até junho — equivalente a 7,3% da receita consolidada da MBRF — e EBITDA de US$ 230 milhões, o que representa um múltiplo implícito de 9 vezes. Os ativos da Turquia não fazem parte da transação.

>> SIGA O CANAL DO AGROFY NEWS NO WHATSAPP 

A nova configuração fortalece a parceria com a HPDC e consolida todos os ativos da MBRF na região, incluindo a fábrica de processados e o centro de inovações em construção em Jeddah, além da participação na Addoha Poultry Company, produtora local de frango resfriado em Dammam. 

“A expansão da parceria com a HPDC visa reforçar a presença regional da MBRF em um dos mercados mais lucrativos e influentes do mundo, aproximando cada vez mais nossas marcas dos consumidores locais e assegurando a presença permanente na agenda de segurança alimentar do país. Além disso, a operação abre a possibilidade para um IPO a partir de 2027”, afirma Marcos Molina, chairman e controlador da MBRF. 

Segundo a empresa em nota, o movimento está em linha com sua estratégia de fortalecimento no mercado Halal, onde atua há mais de 50 anos. A Sadia é a marca preferida dos consumidores e líder em market share (36,2%) nos países do GCC (Conselho de Cooperação do Golfo).