COP30 em Belém: quem participa, o que será discutido e por que importa?
Conferência da ONU sobre o clima reunirá líderes de 198 países na capital paraense a partir desta segunda-feira
|
Belém, capital do Pará, sediará a partir desta segunda-feira (10) até o dia 21, a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP30), também conhecida como Conferência das Partes.
O evento reunirá líderes de todo o mundo em meio à Floresta Amazônica e marcará três décadas de negociações internacionais em torno da agenda climática.
A cada ano, um país diferente recebe a conferência, cujo principal objetivo é implementar a Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima, firmada em 1992 para estabilizar a concentração de gases de efeito estufa na atmosfera.
>> SIGA O CANAL DO AGROFY NEWS NO WHATSAPP
As COPs começaram em 1995, na Alemanha, e desde então se tornaram o principal fórum global para decisões sobre o clima.

Principais objetivos da conferência
O foco central da COP é definir medidas concretas para limitar o aquecimento global a 1,5°C até o final do século, acelerando a implementação dos compromissos assumidos em encontros anteriores, especialmente o Acordo de Paris (2015).
O embaixador André Lago, secretário de Clima, Energia e Meio Ambiente do Ministério das Relações Exteriores e presidente da COP30, destaca a evolução do debate climático ao longo das décadas: