Calor extremo, ar seco e temporais dividem o tempo no Brasil neste fim de semana
Atuação da ZCAS mantém risco de temporais em várias regiões, enquanto Sul e parte do Sudeste enfrentam calor intenso e baixa umidade
|
O sábado (6) será marcado por um forte contraste no tempo pelo país.
Enquanto o Sul e parte do Sudeste seguem sob predomínio de sol, calor e baixa umidade, a atuação da Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) mantém o risco de chuvas moderadas a fortes e temporais principalmente no Norte, Nordeste e Centro-Oeste.
Em várias áreas, segundo a Climatempo, o ar segue abafado, com temperaturas elevadas e umidade relativa do ar em níveis de atenção.
>> SIGA O CANAL DO AGROFY NEWS NO WHATSAPP
Na região Sul, há chance de chuva fraca apenas entre a Serra Gaúcha e a Serra Catarinense no fim do dia, de forma isolada. O restante da região permanece estável, com sol entre nuvens e maior nebulosidade na metade leste do Paraná e de Santa Catarina.
As temperaturas seguem elevadas e a umidade permanece baixa no norte do Paraná, oeste de Santa Catarina e em boa parte do Rio Grande do Sul.
No Sudeste, de acordo com a Climatempo, São Paulo e Rio de Janeiro seguem com tempo firme, com chance de chuva fraca apenas em áreas do interior fluminense.
A ZCAS mantém instabilidade na metade norte de Minas Gerais e no Espírito Santo, com pancadas moderadas a fortes e risco de temporais.
No Triângulo Mineiro, Sul de Minas e Zona da Mata, há chance de chuvas fracas e isoladas. Em São Paulo, Rio de Janeiro e no Triângulo, as temperaturas seguem elevadas.
Neste sábado, o dia será marcado pelo predomínio de sol entre algumas nuvens, o que favorece a sensação de calor e tempo bastante abafado no estado de São Paulo.