Europa recolhe carne bovina do Brasil e amplia barreiras sobre acordo Mercosul–UE

Recolhimento ocorreu em ao menos 11 países após detecção de hormônios proibidos e reacende pressão contra o acordo comercial

|
Europa recolhe carne bovina do Brasil e amplia barreiras sobre acordo Mercosul–UE
09deDezembrode2025ás10:05

A Comissão Europeia determinou nesta segunda-feira (08) o recolhimento de lotes de carne bovina importada do Brasil no início de dezembro, após a detecção de hormônios proibidos em remessas destinadas a diversos países-membros.

A ação foi tomada em pelo menos 11 países da União Europeia, além do Reino Unido, o que gerou forte repercussão internacional, reacendendo a pressão contra o Acordo Mercosul–UE.

As autoridades sanitárias europeias afirmaram que, diante da irregularidade identificada, os produtos foram imediatamente retirados das prateleiras. Ainda não há informações sobre a origem da carne barrada. As informações são do Agro Estadão.

 CLIQUE AQUI PARA SEGUIR O CANAL DO AGROFY NEWS NO WHATSAPP

Países como Alemanha, Itália, Áustria, Países Baixos, Grécia e Irlanda, entre outros, emitiram alertas e iniciaram processos de recall de carne brasileira, evidenciando falhas nos controles sanitários que despertaram preocupação de importadores e dão gás ao protecionismo de produtores europeus.

Acordo no fio da navalha

Embora não seja incomum, o episódio surge em um momento decisivo para a possível assinatura do Acordo Mercosul–UE, tratativa entre as partes que já se alonga por mais de 20 anos.