Acordo Mercosul-UE será assinado em 20 de dezembro, afirma Lula
Presidente diz que formalização marca avanço histórico nas negociações entre os blocos e abre caminho para nova fase comercial
|
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou, neste domingo (23), que o acordo de livre comércio entre o Mercosul e a União Europeia (UE) será assinado em 20 de dezembro.
Segundo ele, a formalização deve ocorrer durante a Cúpula de Líderes do Mercosul.
Neste semestre, o Brasil ocupa a presidência do bloco sul-americano, e Lula colocou como prioridade a conclusão do tratado com os europeus.
“É um acordo que envolve praticamente 722 milhões de habitantes e US$ 22 trilhões de Produto Interno Bruto (PIB). É uma coisa extremamente importante, possivelmente seja o maior acordo comercial do mundo. E aí, depois que assinar o acordo, vai ter ainda muita tarefa para a gente poder começar a usufruir das benesses desse acordo, mas vai ser assinado”, afirmou.
Lula falou à imprensa em Joanesburgo, na África do Sul, onde participou da Cúpula de Líderes do G20, grupo que reúne as maiores economias do mundo.
✅ CLIQUE AQUI PARA SEGUIR O CANAL DO AGROFY NEWS NO WHATSAPP
A União Europeia e o bloco formado por Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai concluíram as negociações em dezembro do ano passado, após cerca de 25 anos de tratativas.