Fertilizantes mais eficientes ganham espaço no campo em 2026
Alta nos custos, gargalos logísticos e busca por menor impacto ambiental impulsionam mudança no perfil da demanda, avalia empresa brasileira
|
O mercado brasileiro de fertilizantes inicia 2026 sob um novo arranjo de forças.
A combinação entre custos de produção elevados, gargalos logísticos e maior pressão por práticas sustentáveis vem alterando o perfil da demanda no campo.
Nesse cenário, cresce o interesse por insumos capazes de oferecer maior eficiência no aproveitamento de nutrientes, menor impacto ambiental e melhor custo-benefício para o produtor.
Dados da Associação Nacional para a Difusão de Adubos (ANDA) mostram que as entregas de fertilizantes ao mercado brasileiro somaram 40,95 milhões de toneladas entre janeiro e outubro de 2025, alta de 8,4% em relação ao mesmo período de 2024. Somente em outubro, foram mais de 5 milhões de toneladas entregues, pelo quarto mês consecutivo.
>> SIGA O CANAL DO AGROFY NEWS NO WHATSAPP
>> ENCONTRE PRODUTOS E SOLUÇÕES PARA O AGRO NO AGROFY MARKET
Apesar da recuperação nos volumes, o setor segue fortemente dependente de importações. No acumulado até outubro, mais de 35,8 milhões de toneladas vieram do exterior, crescimento de 7,1% na comparação anual.