Colheita de café robusta começa a ganhar ritmo no Brasil

Rondônia já colheu 20% do volume total esperado, diz Cepea

Por |
Colheita de café robusta começa a ganhar ritmo no Brasil
11deMaiode2022ás15:40

A colheita de café robusta da safra 2022/23 começa a ganhar ritmo no Brasil, segundo percepções do Cepea, em nota divulgada nesta quarta-feira, dia 11.

Em Rondônia, por exemplo, levantamento parcial do Cepea mostra que o volume colhido até agora, já soma entre 10 e 20% do total esperado no estado.

Ainda de acordo com o Cepea, agentes consultados no Espírito Santo também estão otimistas, com atividades iniciadas por um bom número de produtores. Por enquanto, o volume colhido ainda não ultrapassa dos 5%, mas, de acordo com o órgão, as atividades serão intensificadas nas próximas semanas.

O pico está previsto para entre o fim de maio e o mês de junho, com expectativas de uma boa produção no estado capixaba nesta temporada, devido ao clima favorável.

Café torrado ganha regulamentação

Também nesta quarta, foi publicada no Diário Oficial da União, a portaria 2570/2022 que define o padrão oficial de classificação do café torrado no Brasil. A normativa do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) traz uma regulamentação legal de critérios sobre controle de qualidade e estalece critérios técnicos sobre identidade e qualidade, amostragem, modo de apresentação,  marcação e rotulagem.

Cargando...