Vietnã aproxima-se do Brasil em exportações mensais de café

País asiático exportou a 3,62 milhões de sacas contra 3,77 milhões do produto brasileiro em março

|
Vietnã aproxima-se do Brasil em exportações mensais de café
20deMaiode2022ás14:35

A Organização Internacional do Café (OIC) divulgou que as exportações mundiais de café totalizaram 13,16 milhões de sacas de 60kg em março deste ano, o que significa um aumento de 4% em relação ao mesmo mês do ano anterior.

O Relatório sobre o mercado de Café, divulgado neste mês de abril, explica que o aumento é atribuído principalmente aos países produtores da Ásia e Oceania, que elevaram as exportações em 19,4% em comparação com o mesmo período do ano anterior.  Pela primeira vez, eles romperam a barreira das 5 milhões de sacas exportadas em um único mês, com 5,03 milhões de sacas.

Com esse resultado, os países produtores de café da Ásia e Oceania superaram pela primeira vez a América do Sul, que ocupava essa posição desde abril de 2018, em volume de exportações em um único mês, na exportação de café.

Importante salientar que esse aumento expressivo, em grande parte, deve ser creditado ao Vietnã, segundo maior produtor de café do mundo, logo após o Brasil, país asiático que exportou 3,62 milhões de sacas, volume 29,4% maior exportações no referido mês.