Brasil e Estados Unidos têm primeiro encontro bilateral

Energia limpa, agronegócio, Amazônia e eleições presidenciais estiveram na pauta do encontro entre Jair Bolsonaro e Joe Biden

Por |
Brasil e Estados Unidos têm primeiro encontro bilateral
10deJunhode2022ás11:13

Em seu primeiro encontro bilateral com o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, Jair Bolsonaro afirmou nesta quinta (dia 9) que o Brasil será um dos maiores exportadores de energia limpa do planeta.

Bolsonaro ainda exaltou o agronegócio e destacou que o país é exemplo em preservação do meio ambiente, apesar das "dificuldades".   

O encontro - primeiro de ambos desde que Biden chegou ao poder, em janeiro de 2021 - ocorreu em Los Angeles, nos Estados Unidos, durante a 9º Cúpula das Américas, com a presença de líderes da maioria dos países do Hemisfério Ocidental.

"Temos as nossas dificuldades (na questão ambiental), mas fazemos o possível para atender aos nossos interesses e também, porque não dizer, a vontade do mundo. Somos exemplo para o mundo na questão ambiental. Além da segurança alimentar, energia limpa (...), o Brasil é um gigante ", afirmou.

O conflito entre Rússia e Ucrânia e os esforços do governo brasileiro para minimizar os impactos da guerra na economia nacional também constam na fala de Jair Bolsonaro que disse querer a paz entre as nações. 

"Lamentamos os conflitos, mas eu tenho um país para administrar. E, pela sua dependência, temos sempre que sermos cautelosos (...), porque as consequências econômicas são danosas para todos nós", argumentou. "Estamos à disposição para colaborar na construção de uma saída deste episódio, que não queremos, entre Ucrânia e Rússia", acrescentou. 

Eleições presidenciais

Bolsonaro abordou também as eleições presidenciais de outubro e prometeu que o país terá “eleições livres, confiáveis e auditáveis". “E tenho certeza que quando eu deixar o governo, também será de forma democrática", completou.

Já Biden, que falou antes de Bolsonaro, fez uma declaração mais curta, deu boas-vindas ao líder brasileiro e falou que os demais países deveriam ajudar a financiar a preservação da Amazônia.   

"Nós temos que ajudar a recuperação econômica e também a preocupação climática. Vocês tentam proteger a Amazônia, acho que o resto do mundo deveria ajudar a financiar essa preservação. Isso é uma responsabilidade muito grande", disse Biden.

 

Cargando...