Simpósio aborda produção animal sem promotores de crescimento
Evento é parte da programação do Salão Internacional de Avicultura e Suinocultura (SIAVS)
Por |
As possibilidades de produção de carne sem antibióticos de uso continuado (os melhoradores de desempenho) serão apresentadas durante o Simpósio Facta 2022, que está com inscrições abertas.
O evento é parte da programação do Salão Internacional de Avicultura e Suinocultura (SIAVS), um dos maiores dos setores no Brasil, que está agendado entre os dias 9 e 11 de agosto, no Anhembi Parque, em São Paulo (SP).
“No âmbito dos debates em torno dos conceitos de Saúde Única, a produção sem antimicrobianos promotores de crescimento vem ganhando força no mercado nacional”, avalia Ariel Antônio Mendes, presidente da FACTA e coordenador da programação científica do SIAVS.
Segundo ele, o debate sobre tema é importante para amadurecer uma “visão plural de futuro desta nova tendência”, além de fomentar o desenvolvimento técnico-científico rumo à produção sem o uso de antimicrobianos melhoradores de desempenho.
Visão 360º graus
O Facta – promovido pela Fundação Apinco de Ciências e Tecnologias Avícolas (FACTA) – irá oferecer uma visão 360º da produção sem o uso dos antimicrobianos, incluindo a palestra de do gerente de pesquisa em ciência animal da Cargill, Jean de Oliveira, sobre a maturação da microbiota como indicador de aves saudáveis para evitar o uso.
Ainda na primeira parte do simpósio, com moderação da professora da Universidade Estadual Paulista (Unesp), Ibiara Almeida, haverá a participação de Fabrício Delgado, diretor de produção da Nutriquest, que trará uma visão de mercado (nicho ou exigência do consumidor) sobre a prática.
Já na segunda etapa, com a mediação de Eva Hunka, da Facta, estarão apresentações sobre manejo de matrizes e incubatório em empresas sem utilização de antimicrobianos melhoradores de desempenho e o custo-benefício da utilização de produtos alternativos, entre outros.
SIAVS 2022
Principal encontro da avicultura e da suinocultura do Brasil, o SIAVS 2022 ampliou em 20% a área comercial, na comparação com a edição de 2019, quando recebeu mais de 20 mil visitantes de 50 países, com mais de 170 expositores.
Durante os três dias, e além do Facta, o congresso espera reunir mais de 100 palestrantes do Brasil e de outros países, para 2,4 mil congressistas, abordando temas diversos como a competividade do mercado brasileiro e os avanços do setor de frigoríficos.