Mapa apreende 52 toneladas de amendoim

Operação Arachis, realizada em São Paulo e no Rio Grande do Sul, identificou nível de aflatoxina superior ao permitido no Brasil

|
Mapa apreende 52 toneladas de amendoim
27deJunhode2022ás12:28

Fiscais do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) apreenderam na última sexta-feira (dia 24), 52.250 quilos de amendoim, em estabelecimentos processadores do grão nos estados de São Paulo e Rio Grande do Sul, principais produtores do País. 

Batizada de “Operação Arachis”, nome do gênero da planta de amendoim, a ação fiscalizou 458 toneladas do grão e identificou que 12% das amostras – pouco mais de 52 toneladas - estavam com nível de aflatoxina superior ao permitido pela legislação brasileira e, portanto, impróprio para o consumo.

A aflatoxina, que está presente naturalmente nos amendoins, pode comprometer a saúde do consumidor dependendo da quantidade e da frequência do consumo. A medida é expressa em partes por bilhão (ppb).

“O Mapa exige que qualquer amendoim comercializado ou processado no Brasil apresente no máximo 20 partes por bilhão de aflatoxinas totais, que é a quantidade segura para consumo pela população”, disse Eduardo Gusmão, auditor fiscal federal agropecuário de Marília. 

Em alguns lotes apreendidos na cidade de Marília, interior paulista, segundo o Mapa, as amostra apresentaram aumento de  2,5 vezes sob o máximo de aflatoxina permitido pela legislação brasileira.