Paraná oferece R$ 4 milhões para pesquisas contra pragas do milho

Edital está com inscrições abertas até 8 agosto

Por |
Edital busca financiar pesquisa sobre enfezamento do milho no Paraná. Crédito da imagem: Agência Estadual de Notícias.

Edital busca financiar pesquisa sobre enfezamento do milho no Paraná. Crédito da imagem: Agência Estadual de Notícias.

18deJulhode2022ás16:44

Edital da Fundação Araucária, com inscrições abertas até 8 de agosto, conta com recursos de até R$ 4 milhões para projetos de pesquisa com foco no monitoramento e combate de cigarrinhas (Dalbulus maidis), além de patógenos do complexo de enfezamento do milho.

Interessados poderão concorrer para bolsas de pesquisa, desde iniciação científica ao pós-doutorado, além de bolsas de despesas inerentes ao projeto de pesquisa, como participação em simpósios.

O edital está inserido no contexto de biotecnologia/saúde e agricultura/agronegócio e é organizado junto com a Superintendência Geral de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR-PR).

Além disso, refere-se a uma chamada pública da Rede Paranaense de Apoio à Agropesquisa e Formação Aplicada (Complexo de Enfezamento do Milho - CEM), que é um programa integrado de pesquisa, desenvolvimento e inovação tecnológica do governo do Paraná.

Enfezamento do milho

O enfezamento do milho é uma preocupação constante de agricultores do grão por todo o País. A doença pode reduzir a produção, impactando diretamente no resultado das safras.

Segundo edital, a ideia do financiamento é justamente de estimular a implantação de uma Rede Estadual de pesquisa sobre Complexo de Enfezamento do Milho no Paraná, por meio da Rede Paranaense de Agro pesquisa e Formação Aplicada.

Os objetivos também são compartilhar conhecimentos e metodologias inovadores, bem como o proporcionar o desenvolvimento de novos procedimentos que orientem práticas de manejo para a prevenção e controle do complexo de enfezamento do milho no Estado. 

Mais informações sobre o edital podem ser obtidas no site da Fundação Araucária.

 

 

Cargando...