Mapa libera Garantia-Safra para agricultores na Bahia

Verba será destinada a produtores com perdas acima de 50% nas lavouras

Por |
Garantia-Safra auxilia agricultores que residam em regiões com maior chance de estiagem ou enchente. Crédito: divulgação Mapa.

Garantia-Safra auxilia agricultores que residam em regiões com maior chance de estiagem ou enchente. Crédito: divulgação Mapa.

19deJulhode2022ás09:34

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) publicou ontem (dia 18) no Diário Oficial da União portaria que autoriza o pagamento do benefício Garantia-Safra para 1,5 mil agricultores da Bahia. 

No total, a verba destinada em julho é de R$ 1,3 milhão para produtores dos municípios de Bititinga, Novo Trinfo e Sátiro Dias.

O benefício prevê o pagamento, em parcela única, no valor de R$ 850, para auxiliar agricultores com perdas na produção acima de 50% na safra 2020/2021.

Também é requisito que a renda mensal não ultrapasse um salário mínimo e meio.  

Criado em 2020, como uma ferramenta de enfrentamento a pandemia da Covid-19, o garantia-safra tem como principal objetivo garantir a segurança alimentar das famílias.

Cabe ressaltar que os pagamentos serão realizados a partir do mês de julho de 2022, nas mesmas datas definidas pelo calendário de pagamento dos benefícios sociais.

Benefício bloqueado

Os agricultores aderidos ao Garantia-Safra que tiveram a concessão do benefício bloqueado no mês de junho devem cumprir com as orientações dispostas na Portaria nº 25, de 08 de julho de 2020, para regularização do benefício.

O Mapa recomenda acessar o perfil no Sistema de Gerenciamento do Garantia-Safra e verificar do motivo do bloqueio. O prazo para reinvidicar o benefício é de até 30 dias, após a publicação da Portaria.

Outras informações sobre o Garantia-Safra podem ser solicitadas à Secretaria de Agricultura Familiar e Cooperativismo do Mapa pelo e-mail garantiasafra.cgs@agro.gov.br ou pelo telefone (61) 3218-3319.

 

Cargando...