SIAVS: iniciativa por mais cereais de inverno gera resultado

Movimento surgiu no fim de 2020 para atender demanda dos setores de aves e suínos

|
Iniciativa foi motivado por uma demanda de agroindústrias produtoras e exportadoras de aves e suínos. (Foto: Alf Ribeiro/ABPA)

Iniciativa foi motivado por uma demanda de agroindústrias produtoras e exportadoras de aves e suínos. (Foto: Alf Ribeiro/ABPA)

11deAgostode2022ás17:27

O movimento iniciado em 2020 pelo aumento da produção de cereais de inverno apresentou resultados consistentes, hoje, durante o o Salão Internacional de Avicultura e Suinocultura (SIAVS) 2022, no Anhembi Parque, em São Paulo (SP).

Até o momento, a iniciativa contabiliza resultados como incremento de 50% na safra de trigo do Rio Grande do Sul, 70% da safra do mesmo grão em Santa Catarina e possibilidades como plantio de milho em terras baixas, no extremo sul do país.

Os resultados foram motivados por uma demanda de agroindústrias produtoras e exportadoras de aves e suínos, apoio científico de pesquisadores para equivalência nutricional de grãos de inverno para ração animal e o desejo do RS e de SC de aumentar o número de safras e a produtividade agrícola.

A mesa redonda reuniu líderes das entidades promotoras: Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), Embrapa Trigo, Federação da Agricultura do RS (Farsul) e Federação de Cooperativas Agropecuárias (FecoAgro/RS), além de um representante da indústria.