"Se você não produz em escala, precisa agregar valor”

Fazenda Atalaia troca café pelo queijo e atrai turistas com Medalha de Ouro em Mundial

Fazenda Atalaia possui 100 vacas em lactação para produzir cerca de 30 tipos de queijo. (foto - Daniel Azevedo)

Fazenda Atalaia possui 100 vacas em lactação para produzir cerca de 30 tipos de queijo. (foto - Daniel Azevedo)

12deAgostode2022ás14:19

Desfrutar de comida envolve paladar, obviamente, mas também os aspectos visuais, olfativos e até mesmo uma boa história. Isso é tudo o que a Fazenda Atalaia, localizada na cidade de Amparo, Estado de São Paulo, Brasil, traz com sua premiada variedade de queijos.

A fazenda se destaca como um exemplo bem preservado da história, arquitetura e cultura do Brasil do século XVIII, quando o café era o principal pilar econômico do país.

De fato, o local (chamado tulha) onde os grãos de café eram armazenados no passado é fundamental para o ‘Queijo Tulha’, o primeiro queijo brasileiro a ganhar a medalha de ouro no World Cheese Awards, realizado em San Sebastian, na Espanha, em 2016.

Esse ‘combo’ de história, qualidade e sabor convenceu os jurados do concurso internacional, enquanto o prêmio também atraiu visitantes para a Fazenda Atalaia. Atualmente, até 2 mil pessoas visitam o local todos os finais de semana em busca de vivenciar uma típica rotina de uma fazenda.

“Atualmente, temos mais de 30 tipos de queijos e dezenas de outros produtos”, diz Paulo Rezende, engenheiro agrônomo e proprietário da Fazenda Atalaia.

Do café ao queijo

Apesar da tentativa de continuar com a produção de café, os efeitos da crise de 1929 mudaram as atividades da Fazenda Atalaia. A fazenda experimentou cana-de-açúcar e um alambique foi construído após a década de 1940, mas no final do século, o queijo se tornou o foco.

“Minha esposa começou com algumas vacas e 40 litros de leite por dia para produzir queijo artesanal. Isso foi há 27 anos. Atualmente, temos mais de 30 tipos de queijos e dezenas de outros produtos”, conta Paulo.

O sucesso do queijo de vaca e o turismo o motivam a diversificar a produção e melhorar a estrutura para receber os visitantes. Atualmente, eles têm cerca de 100 vacas em lactação, 130 cabras e 50 ovelhas para produção de queijo.

“Cabras e ovelhas foram introduzidas recentemente na fazenda. Começamos com cabras há dois anos e ovelhas este ano. Nosso queijo Caprinus recebeu a medalha de bronze no World Cheese Awards no ano passado”, disse ele.