CNA: só 13% dos produtores têm rastreabilidade vegetal

Prática é obrigatória para mais de 80 tipos de frutas, legumes, verduras e tubérculos

|
Do total de participantes na pesquisa, 41,9% disseram saber o que é rastreabilidade. (foto - Getty Image)

Do total de participantes na pesquisa, 41,9% disseram saber o que é rastreabilidade. (foto - Getty Image)

24deAgostode2022ás11:01

A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) divulgou que apenas 13% dos produtores realizam rastreabilidade vegetal. O dado foi obtido por meio de uma pesquisa da própria entidade com 1.474 agricultores de 22 estados.

Do total de participantes na pesquisa, 41,9% disseram saber o que é rastreabilidade. O processo consiste na realização de registros, como o fluxo de informações sobre as práticas de manejo entre a fase produtiva e de distribuição.  

A rastreabilidade é uma exigência de acordo com a Instrução Normativa Conjunta 02/2018, do Ministério da Agricultura e Anvisa, que define os procedimentos para a aplicação da rastreabilidade para mais de 80 tipos de frutas, legumes, verduras e tubérculos.

Dos 1.474 participantes, 13% indicaram que realizam rastreabilidade na produção. Destes, 74,1% apontaram que a adoção da rastreabilidade trouxe benefícios especialmente na gestão da propriedade.

Cerca de 68% sinalizaram que não tiveram dificuldade para cumprir os procedimentos e registros exigidos pela Instrução Normativa Conjunta.