OCDE reúne Brasil e Portugal para debater agricultura sustentável
Evento realizado em Paris marcou a celebração dos 200 anos da Independência do Brasil
|Países apresentaram projetos, por exemplo, para redução da emissão de gases do efeito estufa. (Foto: Mapa)
Debater políticas capazes de promover o uso sustentável dos recursos naturais sem reduzir a produtividade da agricultura. Esse foi o objetivo do seminário "Brasil e Portugal: Construindo uma Economia Sustentável" que, como sugere o nome, abordou caminhos efetivos para sustentabilidade e desenvolvimento do dois países.
O evento foi realizado na semana passada pela Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), em sua sede em Paris (França), para marcar a celebração dos 200 anos da independência do Brasil.
Na ocasião, o secretário de Inovação, Desenvolvimento Sustentabilidade e Irrigação, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Cléber Soares, apresentou as estratégias de agricultura sustentável já desenvolvidas no país, entre elas, o Plano ABC+, lançado em 2021, pelo Governo, para promover a adaptação à mudança do clima e o controle das emissões de gases de efeito estufa (GEE) na agropecuária brasileira.
"O evento foi muito positivo para o fortalecimento do agronegócio brasileiro mostrando para o secretariado e representantes dos países-membros da OCDE que a agricultura brasileira é resiliente, sustentável e contribui para a segurança alimentar do mundo", destacou Soares sobre a reunião.