Fazenda urbana invade grandes cidades por produzir 28 vezes mais hortaliças

Modelo alia hidroponia e alta tecnologia para agricultura no coração de metrópoles

|
Modelo economiza até 90% de água e aproveita 98% da produção. (fotos - Vinicius Consoline)

Modelo economiza até 90% de água e aproveita 98% da produção. (fotos - Vinicius Consoline)

27deDezembrode2022ás15:32

O uso de tecnologia para a produção agrícola de alto desempenho tem ganhado espaço dentro de grandes cidades. Prova disso é a agtech BeGreen, que fecha 2022 com oito unidades em metrópoles do interior ou de capitais em todo o país.

As “fazendas urbanas” da startup funcionam dentro de shopping centers, fábricas e edifícios corporativos pois ocupam pouco espaço e podem produzir até 28 vezes mais que um agricultor no campo graças à soluções e técnicas inovadoras, além de sustentáveis.

Criada em 2017, a BeGreen construiu sua primeira unidade em 2017, em Belo Horizonte (MG), e, hoje, já multiplicou seu modelo em outras sete cidades, como no Salvador), São Bernardo do Campo, Rio de Janeiro, Goiânia, Osasco, Campinas e São Paulo.

Segundo a empresa, a produção já chegou a quase 300 toneladas de FLVs (frutas, legumes e verduras) neste ano com um modelo 100% livre de defensivos agrícolas, baixíssimo desperdício de insumos e alta qualidade de produtos.

Sua produção hidropônica em estufas de alta tecnologia gera uma economia de até 90% de água em relação ao cultivo na terra, além de reduzir a perda de alimentos em toda a cadeia, alcançando um aproveitamento de 98% da produção.