Mapa e Aprobio discutem aumento do percentual de biodiesel no óleo diesel

Entidade pede que percentual passe dos 10% atuais para 12%, a partir de março

|
Reunião entre representantes da Aprobio com o Ministro Carlos Fávaro. (foto - divulgação/Mapa)

Reunião entre representantes da Aprobio com o Ministro Carlos Fávaro. (foto - divulgação/Mapa)

08deFevereirode2023ás17:12

A Associação dos Produtores de Biocombustíveis do Brasil (Aprobio) apresentou nesta terça-feira (dia 7) ao ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, a proposta de retomada no crescimento do percentual de mistura do biodiesel no óleo diesel. 

A ideia da entidade é que o percentual passe dos atuais 10% para 12%, a partir de março deste ano. A Aprobio pede também um crescimento gradual até março de 2024, quando o volume deverá ser 15%. 

Nos últimos dias, produtores de biodiesel, em consenso com a Aprobio, acionaram também o vice-presidente e chefe do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio, Geraldo Alckmin (PSB), em busca de apoio na discussão sobre a mistura obrigatória do biocombustível ao diesel.  

A porcentagem é definida pelo Conselho Nacional de Política Energética (CNPE), do qual o Ministério da Agricultura e Pecuária faz parte. 

“Essa é uma matriz muito importante, terá todo nosso apoio para que possamos fortalecer a economia verde e a bioeconomia brasileira”, disse Fávaro, prometendo empenho para atender ao pedido da Aprobio.