Instituto Butantan inicia desenvolvimento de vacina contra gripe aviária

Testes são realizados com cepas cedidas pela OMS

|
Butantan diz que processo é longo, especialmente na fase clínica, com testes em voluntários. (foto - Agência Brasil)

Butantan diz que processo é longo, especialmente na fase clínica, com testes em voluntários. (foto - Agência Brasil)

23deMaiode2023ás10:15

O Instituto Butantan, em São Paulo, está trabalhando no desenvolvimento de uma vacina contra a gripe aviária para humanos. Até ontem (dia 22), o Brasil tinha confirmado oito casos da doença em aves silvestres. 

Até o momento, apesar dos milhões de casos em animais, autoridades em saúde consideram que o vírus não infecta humanos com facilidade, porém o aumento de casos recentemente tem deixados órgãos sanitários em alerta.  

Também ontem, o Ministério da Agricultura e Pecuária declarou estado de emergência zoossanitária em todo território nacional. A medida, diz o Governo, tem como objetivo evitar que a doença chegue à produção de aves de subsistência e comercial. 

Segundo o Butantan, os testes iniciais para o desenvolvimento da vacina estão sendo realizados com cepas vacinais cedidas pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e um primeiro lote já está pronto para o início dos testes pré-clínicos, ou seja, testes em laboratório.

“A gripe aviária tem o potencial de causar nova pandemia, daí a mobilização da instituição, que se iniciou em janeiro deste ano”, disse o instituto, em nota divulgada ontem.