Lula pede união da América do Sul para desenvolvimento sustentável
Presidente recebeu nesta terça 10 líderes da região no Palácio Itamaraty
|Todos os presidentes discursaram sobre suas prioridades. (foto - Marcelo Camargo/Agência Brasil)
Ao receber dez líderes sul-americanos no Palácio Itamaraty, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse nesta terça-feira (30) que a integração regional é essencial para o fortalecimento da unidade da América Latina e do Caribe.
“Nossa América do Sul deixou de ser apenas uma referência geográfica e se tornou uma realidade política”, afirmou Lula que lamentou a “interrupção de avanços” nas relações com “parceiros históricos.”
“Essa postura foi decisiva para o descolamento do país de grandes temas que marcaram o cotidiano de nossos vizinhos. Deixamos que as ideologias nos dividissem, interrompemos os esforços de integração, abandonamos canais de diálogos e mecanismos de cooperação e, com isso, todos perdemos”, defendeu o presidente brasileiro.
A vinda ao Brasil dos líderes sul-americanos atende justamente ao convite feito por Lula, que busca retomar a cooperação dentro do continente. No encontro, o presidente do Brasil ainda defendeu o retorno da União de Nações Sul-Americanas (Unasul) como mecanismo de cooperação entre os países da América do Sul.