Ferrovia Norte-Sul tem obras concluídas após 35 anos

Ligação ferroviária vai facilitar escoamento e exportação da produção agrícola de, ao menos, três estados

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Obra permite que três estados com forte produção de commodities – como soja, milho e algodão – tenham saída para seus produtos pelo mar

Obra permite que três estados com forte produção de commodities – como soja, milho e algodão – tenham saída para seus produtos pelo mar

16deJunhode2023ás09:17

Após mais de 35 anos, a Ferrovia Norte-Sul tem obras concluídas e será inaugurada hoje. 

A inauguração marca a conclusão das obras da ligação ferroviária que é considerada a espinha dorsal do sistema brasileiro de transporte sobre trilhos, pois conecta os portos de Itaqui, no Maranhão, ao de Santos, em São Paulo.

A construção começou ainda na segunda metade da década de 1980. Ao todo, a ferrovia completa tem 2.257 quilômetros (km) e atravessa quatro regiões.

O terminal inaugurado hoje, e que conclui a ferrovia, fica em Rio Verde (GO) e vai facilitar o escoamento de produtos de pelo menos três estados – Goiás, Mato Grosso e Minas Gerais.

A cidade goiana é um dos principais polos do agronegócio no Centro-Oeste. A obra permite que três a produção de commodities – como sojamilho e algodão – desses três estados tenham saída para seus produtos pelo mar.